Cada vez encontramos mais anúncios sobre Workshops. Há uma enorme variedade de coisas interessantes a aprender e inúmeras ofertas de experiências de aprendizado mais dinâmico. Mas como diferenciar o seu Workshop? Já pensou em aplicar Pensamento Visual para o seu workshop?
Sabemos que taxa de retenção de conhecimento em treinamentos corporativos tende a ser muito reduzida. Isto acontece devido a múltiplas razões, mas uma delas é a dificuldade em integrar os conhecimentos teóricos com o dia-a-dia. Um curso super denso e completo perde muita força se não tiver uma componente prática.
A paisagem de conteúdo e mídias se transformou completamente, e com elas, aquilo que se espera de uma experiência de aprendizado.
Nos últimos anos tem havido um boom na oferta de workshops de treinamento. Mesmo conteúdos que era habitualmente apresentados de uma forma mais passiva têm sido repaginados para o formato de workshop. Palestras e apresentações têm sido transformadas em experiências mais interativas e cativantes.
Este crescimento no número de formações com formatos mais participativos nos diz que o mercado reconhece que é necessário aplicar tudo que temos aprendido sobre educação e especialmente educação para adultos (Todos os treinamentos corporativos são voltados para um público adulto).
Numa era em que todo o conhecimento acadêmico de algumas áreas é renovado a cada 5 anos, é inaceitável que continuemos a insistir em fórmulas que já foram boas mas não resistem ao teste do tempo. A paisagem de conteúdo e mídias se transformou completamente, e com elas, aquilo que se espera de uma experiência de aprendizado.
Adaptar formatos exige cuidado
É preciso reconhecer que criar um workshop ou adaptar um curso clássico para esse formato tem algumas dificuldades próprias:
- Workshops são mais difíceis de planejar, pois necessitam considerar maior variedade de participantes e qual tipo de experiências são proporcionadas.
- Funcionam melhor em espaços que nem sempre existem na sede da empresa
- Podem exigir um número maior de “professores” ou facilitadores
- Costumam necessitar de mais material
Felizmente, existem vantagens suficientes para compensar:
- Workshops são mais participativos do que apresentações e cursos
- Funcionam bem com pessoas de várias áreas, facilitando a disseminação do conteúdo por toda a organização
- Estreitam laços entre os colaboradores que trabalham juntos em grupo
- Oferecem um espaço para a prática que deixa os colaboradores mais confiantes na sua capacidade de aplicar os novos conhecimentos
- Permitem revisitar conceitos e pressupostos teóricos que talvez já não sejam mais atuais
- São fantásticos para marketing interno pois são eventos legais e que rendem ótimas fotografias e conteúdos.
- São muito mais divertidos e energizantes ( como você sabe, isto conta muito! )
Se um workshop é uma forma fantástica de ensinar e aprender, o que pensa que acontece quando utilizamos o poder do pensamento visual para turbinar o aprendizado? Formas visuais de pensar podem ser utilizadas para organizar as informações, criar métodos de memorização, materiais gráficos destacados e transformam completamente o ambiente em que decorre o treinamento.
Transformar um treinamento tradicional em workshop é como trocar um fusca por um carro de corrida. Aplicar o pensamento visual no planejamento e execução do workshop é como colocar nitro no combustível. Não tem comparação.
Pensamento Visual é um ótimo tempero para workshop!
Se você ainda não está convencida, dê uma olhada no meu texto anterior, sobre as origens do Design Thinking e como Pensamento Visual está tão associado a esse mundo.
E claro, se ficou com a pulga atrás da orelha, podemos pensar juntos em como turbinar o seu workshop. Basta clicar aqui e nos mandar uma mensagem, que teremos todo o gosto em ajudar!
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