Como você vende o seu método de trabalho?

Nos últimos anos conclui que perante a infinidade de pontos de vista e perspectivas, tornou-se inútil buscar uma verdade única. Somos todos livres de criar nossos processos e ferramentas. Até mesmo o nosso método de trabalho.

Para vender um método ou produto educacional, não se trata de apenas montar um slide deck ou alguns vídeos. É importante transformar esses passos em algo que a pessoa que compra consegue utilizar de forma autônoma e brilhar enquanto o faz.

Nem todas as ideias são boas, mas as boas ideias foram criadas por pessoas comuns, não surgiram espontaneamente. Lembre-se elas têm que começar de alguma forma.

Vemos cada vez mais pessoas estruturando as suas formas de trabalho e as oferecendo ao mercado. Talvez você já tenha feito um curso online e sabe exatamente do que estou falando. O mercado para métodos é gigante e vai desde técnicas de investimento até dicas de jardinagem.

duas figuras ilustradas conversam. A figura da esquerda fala em progressão ( representada pelo desenho de uma escada ) e a figura da direita pensa no topo de uma montanha. As figuras estão discutindo como vender um método de trabalho

Há algum tempo que se fala bastante em serviços e produtos centrados no usuário. Não por acaso, as empresas mais valorizadas do mundo se destacam pela sua atenção completa à experiência e serviço que prestam a seus clientes.

Você já sacou onde eu quero chegar: Para vender um método ou produto educacional, não se trata de apenas montar uma apresentação ou alguns vídeos. É importante transformar esses passos em algo que a pessoa que compra consegue utilizar de forma autônoma e brilhar enquanto o faz.

Alguns pontos que podem ser interessantes de considerar:

  • Como você pode testar o método que está ensinando?
  • O método é explicado com base em conceitos teóricos e exercícios práticos?
  • Como a sua abordagem gera autonomia no aluno, que fica preparado para replicar o mesmo processo daí a alguns meses, sem o seu suporte?
  • Você pode garantir que quando o seu método for disseminado, ele se mantém igual à forma como você ensinou?

Um Canvas do seu próprio método pode ser a peça que lhe faltava

Da próxima vez que quiser vender um método de trabalho que desenvolveu, pensei em criar um canvas só seu. Será uma ferramenta útil para treinamentos e para passar um maior senso de autonomia aos seus alunos e clientes, que o poderão utilizar com a segurança de que investir no seu curso foi uma boa ideia.

Já agora, talvez queira dar uma olhada nestes outros posts:

Compartilhar: