Design Thinking e Pensamento Visual, primos próximos

O começo do Design Thinking

O tema de inovação tem tido cada vez mais destaque nas conversas sobre administração e gestão de negócios. Se você trabalha no mundo de fazer novas ideias acontecer, é impossível que ainda não se tenha deparado com “Design Thinking” (DT para os amigos).

A história do DT começa nos anos 60, numa tentativa de mapear os processos do trabalho de Design. Nascido da década de ruptura, a origem do DT mistura a busca por eficiência do Modernismo com o reconhecimento de que o Ser Humano seria muito mais complexo do que o que se poderia definir friamente. É o produto de uma fronteira e traz em si todas as ambiguidades a que tem direito.*

Muitos anos se passariam até esta perspectiva do trabalho de Design virar tão popular quanto é hoje. Passou por várias tendências e foi aplicadas em inúmeros contextos. A sua longevidade é testemunho do seu impacto e hoje existem inúmeros especialistas que ajudam organizações a aproveitar esta forma de orientar a inovação em produtos e serviços.

Design Thinking e Pensamento Visual andam juntos

Sobre um fundo rosa vemos 3 exemplos de ferramentas visuais muito utilizadas no Design Thinking. Um esquema de duplo diamante para ilustrar o processo, um conjunto de post-its como ferramenta colaborativa e finalmente alguns canvas, como ferramentas para facilitar as atividades.

Faça um experimento: procure no Google por imagens de “Design Thinking”.

Muito provavelmente vai encontrar 3 grandes grupos:

Fluxos visuais de processo, Paredes repletas de post-its, Canvas e templates impressos para orientar as atividades.

E sabe o que é comum a todas estas imagens? Muitas pessoas trabalhando juntas também.

Em suma: a mais famosa abordagem para projetos de inovação do nosso tempo coloca o ser humano no centro do processo e é representada por imagens de colaboração visual (post its, esboços, protótipos de aplicativos, canvas e telas de negócios, flipcharts e quadros brancos.)

Mas porquê?

Sobre um fundo amarelo, vemos 3 casos de aplicação: Um facilitador de workshops que chega com os seus materiais, uma mulher que apresenta o resultado do seu trabalho em um poster e uma dupla de trabalhadores fabris que discutem um processo afixado na parede como poster

Parecem-me existir 3 motivos para a prática do Design Thinking ser tão associada a imagens e ferramentas visuais:

  1.  Apesar desta abordagem não ter nascido exclusivamente com Designers, com o tempo atraiu inúmeros profissionais da área, que trouxeram uma maneira visual de pensar. Este fator também abriu as portas da metodologia a outras áreas que ao compreenderem a linguagem visual de forma intuitiva, puderam começar a participar do processo de Design Thinking.
  2. DT tem um componente forte de experimentação, que exige movimentos simples, rápidos e que geram novo conhecimento para posteriores hipóteses. Esboçar uma ideia é muito mais rápido do que a descrever ou especificar extensamente.
  3. ThiPor recorrer à colaboração entre perfis e profissões diferentes, necessita de uma linguagem comum para os participantes construirem entendimento compartilhado. Não existe linguagem mais unificadora do que a linguagem visual.

Pensamento Visual é um aditivo de performance para métodos

Sobre um fundo rosa vemos a ilustração de uma complexa instalação de laboratório químico com vários tubos, ampolas, e compartimentos. Do lado esquerdo, no início da instalação, vemos uma garrafa semelhante a aditivo de gasolina, com um lápis no rótulo, vertendo Pensamento Visual no sistema. Na outra ponta, do lado direito, vemos uma lâmpada se acendendo

Este alinhamento tão próximo entre Design Thinking e Pensamento Visual é uma perfeita ilustração de como o Pensamento Visual pode ser aplicado a um método e o transformar em algo mais colaborativo e memorável. Cursos de negociação podem aplicar Pensamento Visual, Certificações de Engenharia podem utilizar Pensamento Visual, Palestras de Direito podem se tornar mais impactantes com Pensamento Visual.

Da próxima vez que estiver planejando ou contratando um workshop de Design Thinking, sessão co-criativa ou dinâmica de grupo, pense de que forma o pensamento visual pode ajudar a levar o resultado para o próximo nível.

Gostou de saber mais sobre a história de Design Thinking e Pensamento Visual? Veja como aplicamos Pensamento Visual no seu workshop.




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